Fogo destruiu trinta hectares de vegetação em Saquarema, no Rio.
A suspeita é que incêndio teria começado por fogo em lixo. Bombeiros de Araruama e uma equipe do Inea vão reforçar no combate.
Local só consegue ser acessado por veículos 4x4 (Foto: Divulgação)
Um incêndio consumiu uma área de 30 hectares no entorno da Lagoa de Jacarepiá, dentro do Parque Estadual Costa do Sol, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio. As chamas começaram na tarde de quarta-feira (12) e ainda não foram controladas.
O combate está sendo feito por dez guarda-parques. Segundo André Cavalcanti, chefe do parque, a equipe será reforçada na sexta-feira (14) porque não há previsão de quando o fogo será controlado. Como as chamas estão se alastrando rápido, militares do Corpo de Bombeiros deAraruama e agentes do Inea farão o reforço no combate às chamas.
"O lugar é de difícil acesso. Os caminhões do Corpo de Bombeiros não chegam ao local porque podem afundar no terreno. Eles nos auxiliam da rodovia. Nossos guarda-parque estão se deslocando até o local com água na cintura e em duplas, usando cordas, porque estão afundando na área alagada", comentou.
André Cavalcanti disse ainda que o incêndio pode ter sido provocado por fogo em lixo ou em folhas secas, que é uma prática comum no local.
"Suspeitamos que o incêndio tenha começado porque alguém colocou fogo em lixo e mato seco. Isso é um perigo muito grande porque agora consumiu 30 hectares de área de vegetação de taboas, mas como está ventando muito, pode atingir a área florestal e casas que existem do outro lado da lagoa de Jacarepiá", descreveu André Cavalcanti.
Gente, não coloquem fogo no lixo, porque pode gerar um grande incêndio e consequentemente pode incendiar sua própria casa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário