segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Por que A água tem gosto estranho de manhã?

Por que a água fica com gosto estranho de manhã? 


Do UOL, em São Paulo 
Quem nunca deixou um copo de água sem tampa ao lado da cama e, ao beber, de manhã, sentiu um gosto estranho?
O "fenômeno" é realmente comum, mas não é tão simples encontrar alguém que o explique. Alguns químicos procurados pela reportagem não conseguiram.
"Não é uma questão que muitos de nós costumamos receber, ou mesmo sobre a qual já refletimos antes", justificou aoUOL a professora Susan Richardson, da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Ela própria teve de consultar alguns colegas que trabalham com fornecimento de água para responder à solicitação de uma revista norte-americana recentemente. E olha que Richardson faz pesquisas com água potável há 26 anos.
Um dos culpados pela alteração do sabor, segundo a professora, é o cloro, que é muito volátil e se dissipa no ar rapidamente. Uma quantidade discreta de dióxido de carbono também pode acabar se dissipando na água que está exposta, formando ácido carbônico. A consequência? Uma leve acidez que deixa o gosto diferente.
"É muito difícil ter uma amostra de água pura por muito tempo", comenta a professora, lembrando que outros gases, como acetona e aldeídos, também podem invadir o copo. Vale dizer que, em experimentos, os químicos precisam contar sempre com água pura para que os resultados não sejam alterados.

Soluções

Para não matar a sede e depois fazer careta, a recomendação é manter o copo tampado. Especialmente se você decidir deixar a água na geladeira antes de ir para o quarto - nesse caso, moléculas de outros alimentos podem se dissipar com a umidade e atacar o seu copo aberto.
Uma tampa ainda protege o líquido de eventuais micro-organismos que estejam no seu quarto, assim como de larvas de mosquito. Se você por acaso deixar para tomar a água só depois de alguns dias, não só sentirá um gosto ruim como também pode até ficar doente.
Mesmo que você mantenha o copo protegido, ainda existe outro fator capaz de diminuir seu prazer ao tomar a água pela manhã, conforme explica a professora: a temperatura.
É que a água fria geralmente detém mais os gases dissolvidos. Fora que, quanto mais gelada uma bebida, maior o amortecimento das papilas gustativas e, como consequência, mais suave o sabor. Para a sua água de cabeceira manter-se fresca pela manhã, a solução pode ser usar um copo ou garrafa térmicos.

Garrafa

Quer dizer que a água, por si só, não estraga com tempo caso esteja protegida?
Mas então por que as garrafas que você compra no supermercado têm prazo de validade e regras de armazenamento?
Nesse caso, o culpado é o plástico, que possui uma certa permeabilidade que pode resultar em contaminação. O material também pode liberar alguns elementos quando aquecido.
Por último, se você costuma reutilizar sua garrafinha de plástico em casa ou no trabalho, lembre-se de higienizá-las com frequência. O simples contato constante da garrafa e da tampa com as suas mãos pode ser suficiente para contaminá-la.
Um estudo publicado no Canadian Journal of Public Health, com 76 amostras de água de garrafinhas usadas em uma escola, detectou uma quantidade de coliformes fecais acima do aceitável em 64% delas. Essas bactérias podem causar intoxicações alimentares ou diarreia, por exemplo.

Usina Asfáltica!

Nova Friburgo, RJ, inaugura usina de asfalto nesta sexta-feira
Usina funcionará no bairro Chácara do Paraíso. Local terá capacidade para produzir 80 toneladas de massa asfáltica.

Usina será inaugurada no bairro Chácara do
Paraíso (Foto: Leonardo Vellozzo/Ascom Nova
Friburgo)
Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, inaugura nesta sexta-feira (4) a nova usina de asfalto do município, no bairro Chácara do Paraíso, às margens da RJ-150. Segundo a prefeitura, a cidade será autossuficiente na produção de asfalto.
Com capacidade para produzir 80 toneladas de massa asfáltica por hora, o município afirma que os motoristas terão ruas recapeadas e revitalizadas, gerando mais segurança e conforto para dirigir, além de geração de emprego e renda para toda população.

domingo, 30 de agosto de 2015

"Vaquinha " para arrecadar fundos!

Fiéis do DF fazem 'vaquinha' de R$ 2,5 milhões para ampliar catedral militar
Catedral Rainha da Paz vai ganhar casa pastoral subterrânea de 1.100 m². Projeto de ampliação em área tombada levou cinco anos para ser aprovado.
30/08/2015 08h06 - Atualizado em30/08/2015 08h06
Por Isabella Formiga
Do G1 DF
Catedral Militar Rainha da Paz, em Brasília (Foto: Isabella Formiga/G1)Catedral Militar Rainha da Paz, em Brasília (Foto: Isabella Formiga/G1)
Por meio do pagamento de carnês e de doações, fiéis que frequentam a Catedral Militar Rainha da Paz, em Brasília, pretendem arrecadar R$ 2,5 milhões para concluir a construção de uma casa pastoral subterrânea na igreja projetada por Oscar Niemeyer. O novo espaço de 1.100 m² vai ter um auditório para 140 pessoas, uma cantina, salas para catequeses, copa, cozinha e banheiros. Por meio de um cartaz afixado no mural da igreja, os fiéis são informados dos preços de sacos de cimento, m³ de concreto e tijolos.
Cartaz afixado na catedral com valores de material de obra (Foto: Isabella Formiga/G1)Cartaz afixado na catedral com valores de material
de obra (Foto: Isabella Formiga/G1)
Localizada na altura do Setor Militar Urbano, a igreja teve a pedra fundamental abençoada pelo Papa João Paulo II em 1991 durante visita ao Brasil. Por estar localizado em área tombada, o projeto de ampliação do espaço levou cinco anos para ser aprovado por órgãos de fiscalização do DF, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Secretaria de Estado de Gestão do Territorio e Habitação, e a administração regional. Depois que for concluído, o centro será recoberto por grama.
O padre Silas Vianna afirma que a catedral, construída em 1994 para uma cerimônia, não foi planejada com tudo que uma igreja necessita. “A igreja não necessita apenas do espaço para o culto. Precisa de salas, de espaço maior, de um auditório para reuniões maiores, precisa de infraestrutura, depósito, copa, de uma área em que se possa também fazer trabalhos sociais com os vicentinos, casa da sopa, e aqui improvisamos tudo”, diz.
Padre Silas Vianna, da Catedral Rainha da Paz (Foto: Isabella Formiga/G1)Padre Silas Vianna, da Catedral Rainha da Paz, na área em construção (Foto: Isabella Formiga/G1)
“O que estamos construindo aqui é um centro pastoral. É um anseio antigo dos paroquianos para que possamos ter estrutura adequada para as ações pastorais que realizamos, quer no campo espiritual de formação evangélica, quer na formação de doutrina, quer no campo espiritual”, diz.
O dinheiro para dar início às obras foi arrecadado por meio de eventos realizados na igreja, como festas juninas e almoços. “Temos dinheiro para começar, ainda não temos para terminar. O povo tem colaborado com carnês e doações feitas espontaneamente para a realização do projeto”, diz. “Claro que obra de igreja se ganha muita coisa e conseguimos também preços muito bons.”
Se todo o dinheiro for arrecadado, a previsão é que as obras durem até um ano. “Obra da igreja depende de dinheiro. É por isso que se diz que obra de igreja não termina nunca”, brinca o padre. A construção está em estágio de fundação e as primeiras estacas estão sendo fincadas.

Arquitetura
A catedral tem um formato triangular que, segundo a pastoral, faz referência a uma barraca militar de campanha. O templo fica non gramado central do Eixo Monumental, via que divide Brasília entre as regiões norte e sul. 
Desde sua inauguração, a igreja realiza todos os dias 25 de cada mês uma programação especial, que vai das 7h às 19h. A escolha da data é uma homenagem ao aniversário da padroeira da igreja, Nossa Senhora Rainha da Paz (25 de junho). O funcionamento do templo vai das 7h às 20h diariamente.

sábado, 29 de agosto de 2015

Câncer de Pulmão! Saiba os Riscos de fumar!

Câncer de pulmão é o sétimo com maior incidência no oeste do PA
De 2009 a 2014, HRBA tratou 65 pacientes com câncer de pulmão. Dia Nacional de Combate ao Fumo é lembrado no dia 29 de agosto.
29/08/2015 09h08 - Atualizado em 29/08/2015 09h15
Do G1 Santarém
Em 90% dos casos, o câncer de pulmão está
associado ao consumo de derivados do tabaco
(Foto: Reprodução/TV Mirante)
O câncer de pulmão é o sétimo com maior incidência no oeste do Pará, de acordo com os dados do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), sediado em Santarém. De 2009 a 2014, a unidade de saúde tratou 65 pacientes, maiores de 18 anos, que foram diagnosticados com a doença. Desse total, 47 são homens e 18 mulheres.
Segundo o HRBA, os outros tipos de câncer  registrados na região são: colo de útero, pele, mama, próstata e estômago.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos, apresentando aumento de 2% por ano na sua incidência mundial. A última estimativa mundial apontou incidência de 1,82 milhão de casos novos da doença para o ano de 2012, sendo 1,24 milhão em homens e 583 mil em mulheres. Em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. Comparados com os não fumantes, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver a doença.
 
Prevenção
Não fumar permite a redução do número de casos e mortalidade. Manter alto consumo de frutas e verduras é recomendado. Deve-se evitar, ainda, a exposição a certos agentes químicos, como o arsênico, asbesto, berílio, cromo, radônio, urânio, níquel, cádmio, cloreto de vinila, gás de mostarda e éter de clorometil, encontrados principalmente no ambiente ocupacional.
Segundo o Inca, exposição à poluição do ar, infecções pulmonares de repetição, deficiência e excesso de vitamina A, doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica), fatores genéticos (que predispõem à ação carcinogênica de compostos inorgânicos de asbesto e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos) e história familiar de câncer de pulmão favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer.
Sintomas
De acordo com o Inca, os sintomas mais comuns do câncer de pulmão são a tosse e o sangramento pelas vias respiratórias. Nos fumantes, o ritmo habitual da tosse é alterado e aparecem crises em horários incomuns para o paciente. Pneumonia de repetição pode, também, ser a manifestação inicial da doença.
Diagnóstico
O câncer de pulmão pode ser diagnosticado através de raio-X do tórax complementado por tomografia computadorizada. A broncoscopia, que é endoscopia respiratória, devem ser realizadas para avaliar as árvores traquebrônquica e, eventualmente permitir a biopsia. Após a confirmação da doença, é feita a avaliação do estágio de evolução, através de vários exames de sangue e radiológicos.

Livro Três Amores!

Os moradores da Cidade Pombu News  estão curtindo o Livro Três Amores desde do dia 10 de Agosto de 2015 da Atual Editora  a coleção Três por Três, que apresenta uma inovadora proposta editorial. Cada livro parte de um único eixo temático e reúne, em um só volume, dois clássicos universais - adaptados de maneira envolvente e criativa por um autor contemporâneo brasileiro -, que dialogam com um texto inédito desse mesmo autor. Temas eternos como amor, amizade, aventura, mistério são o ponto de partida desses "encontros notáveis" entre escritores de diferentes épocas e culturas. Um grande desafio, que tem como objetivo resgatar para o jovem leitor de hoje histórias inesquecíveis da literatura mundial. 'Três amores' é o primeiro volume da coleção 'Três por Três', que apresenta uma inovadora proposta editorial. Cada livro parte de um único eixo temático e reúne, em um só volume, dois clássicos universais - adaptados de maneira envolvente e criativa por um autor contemporâneo brasileiro -, que dialogam com um texto inédito desse mesmo autor. A obra é composta pela adaptação dos clássicos Romeu e Julieta, de William Shakespeare, e O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë, além do inédito Um amor em dez minutos, de Marcia Kupstas, que também é a adaptadora dos dois clássicos. São três histórias reunidas em um único livro, convidando o leitor a viver as emoções dos "amores proibidos, transgressores" de jovens de diferentes tempos e lugares. Na antiga Verona, apesar do ódio entre suas famílias, Romeu e Julieta se apaixonam perdidamente. Nos frios e rudes terrenos do norte da Inglaterra do século XIX, Catherine e Heathcliff compartilham seu atormentado e perverso amor. Em uma metrópole brasileira atual, Thomaz e Rute vivem um amor transformador, capaz de romper barreiras sociais. 'Três amores' apresenta três histórias escritas em linguagem fluente e adequada aos diferentes contextos, que, além de propiciar ao leitor juvenil momentos de grande emoção, favorecem a reflexão de problemas e conflitos que povoam o universo adolescente.Fonte:
livrariacultura.com.br


Obra de Graciliano Ramos!

Vem ai o próximo livro:Vidas Secas  em Quadrinhos


Vidas Secas foi o romance responsável por popularizar Graciliano Ramos ao retratar a vida de uma família de retirantes: Fabiano, Sinhá Vitória, “o menino mais velho”, “o menino mais novo” e a cachorra Baleia.
Publicado em 1938, ultrapassou as tendências regionalistas da geração de 1930 e foi o único romance do autor escrito em terceira pessoa. Em Vidas secas, a grande obra regionalista modernista, o drama social do Nordeste é representado nas figuras humanas marcadas pela miséria e pela seca da região.

RESUMO DO LIVRO

O romance narra a história da retirada de uma família de nordestinos por causa da seca. Através da narrativa, o leitor entra em contato com o sertão e o sofrimento da família de Fabiano. Observa-se que mal há comunicação entre eles; as crianças não têm nomes, o que demarca fortemente o processo de animalização das personagens para frisar a vida dos fugitivos da seca.
Anseios, sonhos, frustrações e muito sofrimento vêm à tona enquanto a família se retira. É interessante a inversão de papéis que há entre Fabiano e a cachorra Baleia, enquanto o humano é zoomorfizado, o animal é antropomorfizado, ou seja, Fabiano está mais próximo de um animal, e Baleia é humanizada, tem nome e pensa.
Fabiano arruma um emprego de vaqueiro numa propriedade que a família ocupa na época da chuva. É preso injustamente pelo soldado amarelo, que, neste caso, representa a autoridade do governo. Com a prisão, o personagem analisa a sua própria condição de homem-bicho e se dá por vencido diante das desilusões em relação à vida dos filhos. O vaqueiro é sempre ameaçado de demissão pelo patrão que o rouba nas contas.
Sinhá Vitória é impaciente com os filhos, sua ignorância é menor que a do marido, pois pensa com clareza e sabe contar.
Baleia pensa e sente como um humano. Na trama ela adoece, fato que leva o vaqueiro a pensar que está com hidrofobia e matá-la. Com a agonia da morte, a cachorra faz uma autoanálise e não compreende os motivos do dono, enfim, morre sonhando com um mundo cheio de preás gordos.
A seca volta e anuncia um tempo de miséria e fome. Sinhá Vitória vê o futuro com otimismo e transmite paz a Fabiano que analisa sua vida. Com a seca, os retirantes deixam a casa da fazenda e recomeçam a andança sem rumo retratada no início da narrativa. Agora também em quadrinhos, é em breve!fonte: Cola da Web. 

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Alta quantia foi " roubada"!

Parentes e funcionária de idoso são suspeitos de roubo de 2 milhões de Reais! 
Crime ocorreu ontem, em Campos, no RJ. Policiais militares realizam "varredura" no Nova Brasília e Pecuária.
26/08/2015 13h04 - Atualizado em 26/08/2015 13h04
Do G1 Norte Fluminense com informações da Inter TV
A delegada adjunta da 134ª Delegacia de Polícia do Centro, Natália Patrão, afirmou em entrevista à Inter TV, que dois filhos, a namorada de 40 anos e uma funcionária são suspeitos pelo assalto de cerca de R$ 2 milhões, a casa de um idoso de 87 anos, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O crime aconteceu na manhã desta terça-feira (25), no Parque Leopoldina, e até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso. Os filhos, a namorada e a funcionária já prestaram depoimento na delegacia.
"O idoso não suspeita de ninguém, mas os filhos, a namorada dele e uma funcionária, que trabalha na casa há cinco anos, estão sendo investigados e são tratados pela Polícia Civil como suspeitos", declarou Natália Patrão, afirmando que os suspeitos já foram ouvidos, mas não informou detalhes dos depoimentos. A delegada disse também que, imagens do circuito interno de uma farmácia ainda vão ser analisadas.
A reportagem do G1 conseguiu apurar que, policiais militares fazem uma "varredura" pelos bairros do Parque Nova Brasília e Pécuária na tentativa de recuperar o dinheiro e prender os suspeitos. Um veículo EcoSport branco, que teria sido utilizado pelos assaltantes no crime, foi localizado pela polícia.
A quantia estava escondida dentro de um sofá e a Polícia Civil contou que, o idoso tem deficiência auditiva e só tomou conhecimento do roubo por volta das 13h, quando chegou à casa. A empregada da casa contou à polícia que ficou sob a mira dos bandidos durante toda a ação.
De acordo com a Polícia Civil, a empregada do idoso disse que por volta das 9h saiu de casa para ir à padaria quando foi abordada por dois homens armados que a obrigaram a voltar para a residência. Segundo os relatos dela, os criminosos vasculharam toda a casa, encontraram a quantia dentro do buraco do sofá da casa e fugiram em um veículo. Ao todo três homens teriam participado da ação.
Acho que ele deveria ter desconfiado das pessoas na casa, pois é uma quantia alta e muita gente teria "matado" para ganhar essa bolada .
 Deveria também mudar o local. Depositar no banco . Porque se eu tivesse juntado essa quantia teria imediatamente guardado segredo e guardá-lo em um local seguro! 

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Deficiência Intelectual!

O que é

A Deficiência Intelectual, segundo a Associação Americana sobre Deficiência Intelectual do Desenvolvimento AAIDD, caracteriza-se por um funcionamento intelectual inferior à média (QI), associado a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades (comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho), que ocorrem antes dos 18 anos de idade.
No dia a dia, isso significa que a pessoa com Deficiência Intelectual tem dificuldade para aprender, entender e realizar atividades comuns para as outras pessoas. Muitas vezes, essa pessoa se comporta como se tivesse menos idade do que realmente tem.
A Deficiência Intelectual é resultado, quase sempre, de uma alteração no desempenho cerebral, provocada por fatores genéticos, distúrbios na gestação, problemas no parto ou na vida após o nascimento. Um dos maiores desafios enfrentados pelos pesquisadores da área é que em grande parte dos casos estudados essa alteração não tem uma causa conhecida ou identificada. Muitas vezes não se chega a estabelecer claramente a origem da deficiência.
Principais causas
Os fatores de risco e causas que podem levar à Deficiência Intelectual podem ocorrer em três fases: pré-natais, perinatais  e pós-natais.
Pré-natais
Fatores que incidem desde o momento da concepção do bebê até o início do trabalho de parto:
Fatores genéticos 
• Alterações cromossômicas (numéricas ou estruturais) -  provocam Síndrome de Down, entre outras. 
• Alterações gênicas (erros inatos do metabolismo): que provocam Fenilcetonúria, entre outras.
Fatores que afetam o complexo materno-fetal 
• Tabagismo, alcoolismo, consumo de drogas, efeitos colaterais de medicamentos teratogênicos (capazes de provocar danos nos embriões e fetos).
• Doenças maternas crônicas ou gestacionais (como diabetes mellitus).
• Doenças infecciosas na mãe, que podem comprometer o feto: sífilis, rubéola, toxoplasmose.
• Desnutrição materna.
Perinatais
Fatores que incidem do início do trabalho de parto até o 30.º dia de vida do bebê:
• Hipóxia ou anoxia (oxigenação cerebral insuficiente).
• Prematuridade e baixo peso: Pequeno para Idade Gestacional (PIG).
• Icterícia grave do recém-nascido (kernicterus).
Pós-natais
Fatores que incidem do 30.º dia de vida do bebê até o final da adolescência:
• Desnutrição, desidratação grave, carência de estimulação global.
• Infecções: meningites, sarampo.
• Intoxicações exógenas: envenenamentos provocados por remédios, inseticidas, produtos químicos como chumbo, mercúrio etc.
• Acidentes: trânsito, afogamento, choque elétrico, asfixia, quedas etc.
Principais tipos de Deficiência Intelectual
Entre os inúmeros fatores que podem causar a deficiência intelectual, destacam-se alterações cromossômicas e gênicas, desordens do desenvolvimento embrionário ou outros distúrbios estruturais e funcionais que reduzem a capacidade do cérebro.

• Síndrome de Down – alteração genética que ocorre na formação do bebê, no início da gravidez. O grau de deficiência intelectual provocado pela síndrome é variável, e o coeficiente de inteligência (QI) pode variar e chegar a valores inferiores a 40. A linguagem fica mais comprometida, mas a visão é relativamente preservada. As interações sociais podem se desenvolver bem, no entanto podem aparecer distúrbios como hiperatividade, depressão, entre outros.
 Síndrome do X-Frágil – alteração genética que provoca atraso mental. A criança apresenta face alongada, orelhas grandes ou salientes, além de comprometimento ocular e comportamento social atípico, principalmente timidez. 
• Síndrome de Prader-Willi – o quadro clínico varia de paciente a paciente, conforme a idade. No período neonatal, a criança apresenta severa hipotonia muscular, baixo peso e pequena estatura. Em geral a pessoa apresenta problemas de aprendizagem e dificuldade para pensamentos e conceitos abstratos.
• Fonte:Apae SP

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Exposição contra os preconceitos!

Luta e preconceito são temas de exposição em Casimiro, no RJ
'Eu sou Gari', do fotógrafo e vídeomaker Érick Gouma, traz 25 fotografias. Visitação vai até o dia 18 de setembro.
25/08/2015 16h18 - Atualizado em 25/08/2015 16h21
Do G1 Região dos Lagos
Exposição começou no dia 19 de agosto (Foto: Divulgação/Valter Jr )
Está aberta para a visitação até o dia 18 de setembro a exposição “Eu sou Gari”, do fotógrafo e vídeomaker Érick Gouma. Além das 25 fotografias que contam por meio de imagens o dia a dia dos garis, os visitantes podem ver o curta-metragem de mesmo nome que foi desenvolvido pelas ruas de Casimiro de Abreu, no Rio.
Fotografias e outras peças fazem parte da exposição
(Foto: Divulgação/Valter Jr)
De acordo com ele, foram três meses de filmagens com diversos trabalhadores e moradores da cidade. “A ideia foi de um amigo meu que também é gari no Rio, gravamos a música num estúdio e ela ficou guardada por seis anos. Quando meu pai decidiu vir do Rio pra Casimiro de Abreu em busca de mais qualidade de vida, foi essa a porta que se abriu pra ele, a de trabalhar como gari. Até ele tinha uma discriminação no início, mas como sempre nos ensinou, todas as profissões são dignas”, contou.
O videomaker disse ainda que o objetivo foi homenagear não só o pai, como também todos os trabalhadores. “O intuito principal desse trabalho é conscientizar as pessoas da importância desses profissionais e a meta agora é que as escolas da cidade repasse isso para seus alunos e que os professores utilizem como estudo”.
Objetivo é proporcionar reflexão sobre a profissão
(Foto: Divulgação/Valter Jr)
Feliz em trazer essa temática para o centro das discussões, a diretora da Casa de Cultura, Soraia Cardoso, disse acreditar que essa exposição vai ser muito visitada. “Eu gostaria que esse trabalho servisse de exemplo. É uma iniciativa belíssima, e é só o começo. Temos que cuidar cada vez mais da nossa cidade, do nosso país e do nosso planeta”.
Escolas e grupos que tenham interesse em visitar a exposição “Eu sou gari” devem entrar em contato com a Casa de Cultura.