sábado, 17 de outubro de 2015

Vacinação dos animais de estimação!


Búzios, RJ, vacina cães e gatos contra a raiva neste sábado
Devem ser vacinados os animais acima de três meses de idade. Imunização é gratuita e tem validade de um ano.
14/10/2015 13h40 - Atualizado em 14/10/2015 13h40
Do G1 Região dos Lagos
Técnicos do CCZ orientam que cães devem ser levados aos postos com coleiras reforçadas e os gatos em caixas de transporte (Foto: PMFI / Divulgação)As vacinas estarão disponíveis em sete postos.
(Foto: PMFI / Divulgação)
Neste sábado (17), será realizada a campanha de vacinação antirrábica animal em Búzios, na Região dos Lagos do Rio. Com validade de um ano, a vacina é gratuita e estará disponível em sete postos. Poderão ser vacinados os animais a partir de três meses de idade e também os que foram vacinados no ano anterior.

As vacinas serão aplicadas das 8h às 17h, nas unidades básicas de saúde de São José, Cem Braças, Clínica da Família, P. U. da Rasa (Antônio Elesbão), Policlínica de Manguinhos, Secretaria de Saúde e terá um posto volante na Baía Formosa, que estará estacionado no pátio da Igreja Metodista, das 8h às 12h.

A raiva é uma doença mortal transmitida pela saliva de um animal doente através de mordida, arranhão ou em contato com a baba do animal. Cães, gatos, morcegos e outros animais silvestres podem transmitir a doença. Desde 1981, não há registro da doença em humanos.
Embora a raiva esteja controlada, isso não isenta a vacinação anual que, além de obrigatória, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da doença nas populações de cães e gatos, e por consequência, nos humanos. Ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o posto de saúde mais próximo.

Cães raivosos apresentam sintomas, como agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando à morte. O tratamento profilático antirrábico também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre (morcegos, raposa, cachorro do mato e saguis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário