Prefeitura de Cabo Frio, RJ, foi ocupada para município manter ensino médio
Prefeitura diz que transferência ao estado é orientada por lei. Sindicato afirmou que escolas estão sem aulas nesta quarta-feira .
Alunos e profissionais da educação fazem uma manifestação no Centro de Cabo frio , na Região dos Lagos do Rio, na manhã desta quarta-feira (21). Estudantes ocupam a sede da Prefeitura e, de acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação da Região dos Lagos (Sepe), a rede municipal está sem aulas nesta quarta. A reivindicação é pela permanência do ensino médio, que está em processo de transferência para o Governo do Estado, na administração municipal. A categoria pede ainda melhorias de infraestrutura das escolas.
Alunos ocuparam o prédio da Prefeitura na manhã
desta quarta (Foto: Raphael Faustino/
Arquivo Pessoal)
desta quarta (Foto: Raphael Faustino/
Arquivo Pessoal)
O ato começou por volta das 9h na Praça Porto Rocha e os manifestantes seguiram pela Avenida Texeira Souza até a sede da Prefeitura. Uma reunião com prefeito da cidade é aguardada pelos representantes do ato. O Sepe também informou que a greve de advertência irá seguir até esta quinta-feira (22), com atos previstos no bairro São Cristóvão e paralisação das aulas.
Em nota, a Secretaria de Educação de Cabo Frio informou que a transferência de responsabilidade do ensino médio ao estado é orientada por lei e recomendada pelo Ministério Público. A nota destaca que a medida independe do posicionamento da Prefeitura e explica que cabe ao município a ampliação de vagas para creches até a educação infantil, sendo as verbas relacionadas ao ensino médio exclusivas do estado.
A reportagem do G1 entrou em contato com a Prefeitura de Cabo Frio e aguarda o posicionamento sobre a denúncia de más condições de infraestrutura nas escolas, assim como a realização das aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário