Cerca de 300 operários são demitidos na obra da BR-040, em Petrópolis, RJ
Desligamentos aconteceram nos últimos três meses, segundo o sindicato. Segundo a categoria, o consórcio alega a crise e falta de repasse de verbas.

Cerca de 300 operários da obra na nova subida da Serra de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, foram demitidos nos últimos três meses, segundo informação do sindicato que representa a categoria, Siticommm. De acordo com o presidente da entidade, Josimar Campos de Souza, os funcionários desligados eram contratados do consórcio responsável pela obra na BR-040. Dos 1.100 operários que atuavam nos canteiros de obra, aproximadamente 800 eram contratados pelo consórcio e o restante de sub-contratadas. Segundo Josimar, a crise econômica e falta de repasse de recursos foram a justificativa dada pelo consórcio para as demissões.
Com a redução de quase 30% do efetivo, a preocupação do sindicato é com a sobrecarga de trabalho nos trabalhadores que continuam na obra.
“Quem fica acaba trabalhando mais para suprir a ausência dos operáios que saíram, e acaba sobrecarregando ainda mais os funcionários”, lamentou Josimar, dizendo que a tendência é que mais operários sejam desligados da obra.
“Não temos nenhuma informação confirmada pelo consórcio, mas já ouvimos de operários que o boato que corre é que a intenção da empresa seria de deixar somente 300 funcionários de uma obra que começou com 1.100. Para ver a situação, nesta quarta-feira (21) fizemos 26 homologações e para a próxima semana já temos 13 marcadas. Em agosto, em um único dia, tivemos 50 demitidos”, comentou o presidente do sindicato.
Ainda segundo Josimar, o problema de sálarios atrasados dos operários que chegoua paralisar a obra por diversas vezes foi solucionado, mas agora o atraso tem acontecido com a rescisão dos que foram demitidos.
O G1 entrou em contato por telefone e e-mail com os representantes do Grupo Triunfo, responsável pelo consórcio, mas até a publicação nesta matéria não teve nenhum posicionamento sobre as demissões.
O G1 também questinou a concessionária responsável pela BR -040, a Concer, sobre um possível atraso nas obras por conta das demissões, mas a empresa não se manifestou sobre o assunto. Em relação ao que já foi foi executado, a concessionária informou que a nova subida da serra está em prosseguimento, faltando complementar as obras de arte especiais (pontes, viadutos e passagens inferiores) e de contenção de encostas, concluir a duplicação das pistas e finalizar as escavações do novo túnel, com implantação do sistema operacional do mesmo.
Ainda de acordo com a Concer, a partir da conclusão do túnel, será iniciado o lote 5 da obra, que consiste na ligação dos bairros Bingen-Quitandinha, em Petrópolis. A concessionária ressaltou a complexidade do projeto, que está sendo executado em região de serra, com formação geológica variada e tendo ainda a exigência de se ter zelo redobrado com as áreas de proteção e preservação ambiental. As escavações do túnel também estão em pleno andamento, com quatro frentes simultâneas de trabalho que ocorrem no emboque, desemboque e na galeria de serviços, totalizando mais de dois quilômetros de escavação. Além disso, um conjunto de 24 programas socioambientais está em execução, com foco na proteção da biodiversidade da região e atendimento às comunidades que vivem na área de influência da obra.
Serviços já concluídos
Do que já foi executado, a concessionária destacou a nova praça de pedágio implantada em meados de 2014, no Km 102 da BR-040, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, substituindo o antigo complexo existente no Km 104, que permitiu melhor mobilidade de moradores do distrito de Xerém. Além da praça, o novo sistema viário de Xerém – parcialmente concluído na mesma ocasião – também facilitou o acesso à região. A meta desse sistema viário, quando estiver concluído, é separar o tráfego local do tráfego de longa distância, ampliando a margem de segurança viária do trecho. Também já foram executadas parte das obras de duplicação de pista, de contenção de encostas e de implantação e alargamento de pontes, viadutos e passagens inferiores.
“Quem fica acaba trabalhando mais para suprir a ausência dos operáios que saíram, e acaba sobrecarregando ainda mais os funcionários”, lamentou Josimar, dizendo que a tendência é que mais operários sejam desligados da obra.
“Não temos nenhuma informação confirmada pelo consórcio, mas já ouvimos de operários que o boato que corre é que a intenção da empresa seria de deixar somente 300 funcionários de uma obra que começou com 1.100. Para ver a situação, nesta quarta-feira (21) fizemos 26 homologações e para a próxima semana já temos 13 marcadas. Em agosto, em um único dia, tivemos 50 demitidos”, comentou o presidente do sindicato.
Ainda segundo Josimar, o problema de sálarios atrasados dos operários que chegoua paralisar a obra por diversas vezes foi solucionado, mas agora o atraso tem acontecido com a rescisão dos que foram demitidos.
O G1 entrou em contato por telefone e e-mail com os representantes do Grupo Triunfo, responsável pelo consórcio, mas até a publicação nesta matéria não teve nenhum posicionamento sobre as demissões.
O G1 também questinou a concessionária responsável pela BR -040, a Concer, sobre um possível atraso nas obras por conta das demissões, mas a empresa não se manifestou sobre o assunto. Em relação ao que já foi foi executado, a concessionária informou que a nova subida da serra está em prosseguimento, faltando complementar as obras de arte especiais (pontes, viadutos e passagens inferiores) e de contenção de encostas, concluir a duplicação das pistas e finalizar as escavações do novo túnel, com implantação do sistema operacional do mesmo.
Ainda de acordo com a Concer, a partir da conclusão do túnel, será iniciado o lote 5 da obra, que consiste na ligação dos bairros Bingen-Quitandinha, em Petrópolis. A concessionária ressaltou a complexidade do projeto, que está sendo executado em região de serra, com formação geológica variada e tendo ainda a exigência de se ter zelo redobrado com as áreas de proteção e preservação ambiental. As escavações do túnel também estão em pleno andamento, com quatro frentes simultâneas de trabalho que ocorrem no emboque, desemboque e na galeria de serviços, totalizando mais de dois quilômetros de escavação. Além disso, um conjunto de 24 programas socioambientais está em execução, com foco na proteção da biodiversidade da região e atendimento às comunidades que vivem na área de influência da obra.
Serviços já concluídos
Do que já foi executado, a concessionária destacou a nova praça de pedágio implantada em meados de 2014, no Km 102 da BR-040, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, substituindo o antigo complexo existente no Km 104, que permitiu melhor mobilidade de moradores do distrito de Xerém. Além da praça, o novo sistema viário de Xerém – parcialmente concluído na mesma ocasião – também facilitou o acesso à região. A meta desse sistema viário, quando estiver concluído, é separar o tráfego local do tráfego de longa distância, ampliando a margem de segurança viária do trecho. Também já foram executadas parte das obras de duplicação de pista, de contenção de encostas e de implantação e alargamento de pontes, viadutos e passagens inferiores.
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