Cerca de 300 operários são demitidos na obra da BR-040, em Petrópolis, RJ
Desligamentos aconteceram nos últimos três meses, segundo o sindicato. Segundo a categoria, o consórcio alega a crise e falta de repasse de verbas.
Obras continuam em andamento em vários pontos ao longo da rodovia (Foto: Andressa Canejo/G1)
Cerca de 300 operários da obra na nova subida da Serra de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, foram demitidos nos últimos três meses, segundo informação do sindicato que representa a categoria, Siticommm. De acordo com o presidente da entidade, Josimar Campos de Souza, os funcionários desligados eram contratados do consórcio responsável pela obra na BR-040. Dos 1.100 operários que atuavam nos canteiros de obra, aproximadamente 800 eram contratados pelo consórcio e o restante de sub-contratadas. Segundo Josimar, a crise econômica e falta de repasse de recursos foram a justificativa dada pelo consórcio para as demissões.
Com a redução de quase 30% do efetivo, a preocupação do sindicato é com a sobrecarga de trabalho nos trabalhadores que continuam na obra.
“Quem fica acaba trabalhando mais para suprir a ausência dos operáios que saíram, e acaba sobrecarregando ainda mais os funcionários”, lamentou Josimar, dizendo que a tendência é que mais operários sejam desligados da obra.
“Não temos nenhuma informação confirmada pelo consórcio, mas já ouvimos de operários que o boato que corre é que a intenção da empresa seria de deixar somente 300 funcionários de uma obra que começou com 1.100. Para ver a situação, nesta quarta-feira (21) fizemos 26 homologações e para a próxima semana já temos 13 marcadas. Em agosto, em um único dia, tivemos 50 demitidos”, comentou o presidente do sindicato.
Ainda segundo Josimar, o problema de sálarios atrasados dos operários que chegoua paralisar a obra por diversas vezes foi solucionado, mas agora o atraso tem acontecido com a rescisão dos que foram demitidos.
O G1 entrou em contato por telefone e e-mail com os representantes do Grupo Triunfo, responsável pelo consórcio, mas até a publicação nesta matéria não teve nenhum posicionamento sobre as demissões.
O G1 também questinou a concessionária responsável pela BR -040, a Concer, sobre um possível atraso nas obras por conta das demissões, mas a empresa não se manifestou sobre o assunto. Em relação ao que já foi foi executado, a concessionária informou que a nova subida da serra está em prosseguimento, faltando complementar as obras de arte especiais (pontes, viadutos e passagens inferiores) e de contenção de encostas, concluir a duplicação das pistas e finalizar as escavações do novo túnel, com implantação do sistema operacional do mesmo.
Ainda de acordo com a Concer, a partir da conclusão do túnel, será iniciado o lote 5 da obra, que consiste na ligação dos bairros Bingen-Quitandinha, em Petrópolis. A concessionária ressaltou a complexidade do projeto, que está sendo executado em região de serra, com formação geológica variada e tendo ainda a exigência de se ter zelo redobrado com as áreas de proteção e preservação ambiental. As escavações do túnel também estão em pleno andamento, com quatro frentes simultâneas de trabalho que ocorrem no emboque, desemboque e na galeria de serviços, totalizando mais de dois quilômetros de escavação. Além disso, um conjunto de 24 programas socioambientais está em execução, com foco na proteção da biodiversidade da região e atendimento às comunidades que vivem na área de influência da obra.
Serviços já concluídos
Do que já foi executado, a concessionária destacou a nova praça de pedágio implantada em meados de 2014, no Km 102 da BR-040, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, substituindo o antigo complexo existente no Km 104, que permitiu melhor mobilidade de moradores do distrito de Xerém. Além da praça, o novo sistema viário de Xerém – parcialmente concluído na mesma ocasião – também facilitou o acesso à região. A meta desse sistema viário, quando estiver concluído, é separar o tráfego local do tráfego de longa distância, ampliando a margem de segurança viária do trecho. Também já foram executadas parte das obras de duplicação de pista, de contenção de encostas e de implantação e alargamento de pontes, viadutos e passagens inferiores.
“Quem fica acaba trabalhando mais para suprir a ausência dos operáios que saíram, e acaba sobrecarregando ainda mais os funcionários”, lamentou Josimar, dizendo que a tendência é que mais operários sejam desligados da obra.
“Não temos nenhuma informação confirmada pelo consórcio, mas já ouvimos de operários que o boato que corre é que a intenção da empresa seria de deixar somente 300 funcionários de uma obra que começou com 1.100. Para ver a situação, nesta quarta-feira (21) fizemos 26 homologações e para a próxima semana já temos 13 marcadas. Em agosto, em um único dia, tivemos 50 demitidos”, comentou o presidente do sindicato.
Ainda segundo Josimar, o problema de sálarios atrasados dos operários que chegoua paralisar a obra por diversas vezes foi solucionado, mas agora o atraso tem acontecido com a rescisão dos que foram demitidos.
O G1 entrou em contato por telefone e e-mail com os representantes do Grupo Triunfo, responsável pelo consórcio, mas até a publicação nesta matéria não teve nenhum posicionamento sobre as demissões.
O G1 também questinou a concessionária responsável pela BR -040, a Concer, sobre um possível atraso nas obras por conta das demissões, mas a empresa não se manifestou sobre o assunto. Em relação ao que já foi foi executado, a concessionária informou que a nova subida da serra está em prosseguimento, faltando complementar as obras de arte especiais (pontes, viadutos e passagens inferiores) e de contenção de encostas, concluir a duplicação das pistas e finalizar as escavações do novo túnel, com implantação do sistema operacional do mesmo.
Ainda de acordo com a Concer, a partir da conclusão do túnel, será iniciado o lote 5 da obra, que consiste na ligação dos bairros Bingen-Quitandinha, em Petrópolis. A concessionária ressaltou a complexidade do projeto, que está sendo executado em região de serra, com formação geológica variada e tendo ainda a exigência de se ter zelo redobrado com as áreas de proteção e preservação ambiental. As escavações do túnel também estão em pleno andamento, com quatro frentes simultâneas de trabalho que ocorrem no emboque, desemboque e na galeria de serviços, totalizando mais de dois quilômetros de escavação. Além disso, um conjunto de 24 programas socioambientais está em execução, com foco na proteção da biodiversidade da região e atendimento às comunidades que vivem na área de influência da obra.
Serviços já concluídos
Do que já foi executado, a concessionária destacou a nova praça de pedágio implantada em meados de 2014, no Km 102 da BR-040, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, substituindo o antigo complexo existente no Km 104, que permitiu melhor mobilidade de moradores do distrito de Xerém. Além da praça, o novo sistema viário de Xerém – parcialmente concluído na mesma ocasião – também facilitou o acesso à região. A meta desse sistema viário, quando estiver concluído, é separar o tráfego local do tráfego de longa distância, ampliando a margem de segurança viária do trecho. Também já foram executadas parte das obras de duplicação de pista, de contenção de encostas e de implantação e alargamento de pontes, viadutos e passagens inferiores.
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