quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Caminhada Do Outu

Ontem Em São Gonçalo houve  caminhada do Outubro Rosa!



Uma multidão participou da 2ª Caminhada do Outubro Rosa, na manhã de ontem, no centro de São Gonçalo. A iniciativa chamou a atenção das mulheres para o tratamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A concentração aconteceu na Praça Estephânia de Carvalho e seguiu em direção à Praça Doutor Luiz Palmier, no Rodo.
Com faixas e panfletos que foram distribuídos à população, para conscientizar sobre o tratamento, a caminhada seguiu ao som de músicas que alertavam sobre a doença. O evento foi realizado pela secretaria de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, em parceria com as secretarias de Educação e de Administração e do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de São Gonçalo (Ipasg), além do Conselho da Mulher e da secretaria de Saúde do município.
Segundo a secretária de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com deficiência, Tânia Soares, a caminhada serviu para mostrar o engajamento do poder público nas ações que envolvem ações de prevenção do câncer de mama.
“Nós queremos dar um choque de rosa na cidade e mostrar que o poder público está olhando para essas mulheres e abraçando a causa. Tivemos até o caso de uma mulher que veio nos procurar que não estava conseguindo marcar o exame e fizemos essa intervenção para ela, conseguindo marcar já para esta semana. Quanto mais cedo a doença for detectada, maiores serão as chances de cura”, disse.
Também presente no evento, a secretária de Educação, Vaneli Chaves, apoiou as políticas voltadas para a doença e falou sobre o apoio dado às mulheres na luta contra o câncer. “Apoiar as mulheres nessa causa é fundamental. Não é fácil esse diagnóstico e sabemos da importância dessa mobilização que se torna uma responsabilidade social”, comentou.
A caminhada também mobilizou gente que passou por situações de perdas de pessoas próximas vitimadas pela doença. Como Cristiane Freitas, que carregava um cartaz com a foto da amiga Erlane, falecida no domingo, após um ano de luta contra a doença.
“Acho importante a mobilização entre as mulheres. Fiquei sabendo da caminhada e resolvi participar também. Perdi minha amiga no domingo passado vítima do câncer e estamos na luta para que outras pessoas façam o exame e atentem para o problema”, declarou.
Professores e alunos juntos no ‘Outubro Rosa’
O Colégio Estadual Padre Manuel da Nóbrega, na Brasilândia, em São Gonçalo, dedicou a quarta-feira para a campanha contra o câncer de mama, promovendo o seu “Outubro Rosa”. Durante todo o dia, alunos e professores vestiram rosa e orientaram a comunidade escolar com atividades de conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.
“Sabemos que o movimento é internacionalmente comemorado e resolvemos também entrar nessa campanha, promovendo o nosso “Outubro Rosa”, como uma ação isolada de cidadania, organizada pelos alunos e docentes de nosso curso de Formação de Professores”, explicou a diretora da escola, Ediléa Rocha.
“O mundo inteiro está mobilizado e falando sobre o tema, por que nós não falaríamos?”, questionou a professora Julieta Florintino.
Mas quem se emocionou com os depoimentos e vídeos mostrados foram os alunos, que puderam lembrar suas próprias histórias. “Minha vó, minha tia e uma amiga da minha mãe tiverem câncer de mama. Esse assunto tem mesmo que ser mais falado e as mulheres encararem o problema e praticarem o autoexame”, disse a aluna Keila Barbosa.

- See more at: http://www.osaogoncalo.com.br/cidades/uma-quarta-feira-rosa-em-sao-goncalo/#sthash.iHdrB6tt.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário