Ontem Em São Gonçalo houve caminhada do Outubro Rosa!
Uma multidão participou da 2ª Caminhada do Outubro Rosa, na manhã de ontem, no centro de São Gonçalo. A iniciativa chamou a atenção das mulheres para o tratamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A concentração aconteceu na Praça Estephânia de Carvalho e seguiu em direção à Praça Doutor Luiz Palmier, no Rodo.
Com faixas e panfletos que foram distribuídos à população, para conscientizar sobre o tratamento, a caminhada seguiu ao som de músicas que alertavam sobre a doença. O evento foi realizado pela secretaria de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, em parceria com as secretarias de Educação e de Administração e do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de São Gonçalo (Ipasg), além do Conselho da Mulher e da secretaria de Saúde do município.
Segundo a secretária de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com deficiência, Tânia Soares, a caminhada serviu para mostrar o engajamento do poder público nas ações que envolvem ações de prevenção do câncer de mama.
“Nós queremos dar um choque de rosa na cidade e mostrar que o poder público está olhando para essas mulheres e abraçando a causa. Tivemos até o caso de uma mulher que veio nos procurar que não estava conseguindo marcar o exame e fizemos essa intervenção para ela, conseguindo marcar já para esta semana. Quanto mais cedo a doença for detectada, maiores serão as chances de cura”, disse.
Também presente no evento, a secretária de Educação, Vaneli Chaves, apoiou as políticas voltadas para a doença e falou sobre o apoio dado às mulheres na luta contra o câncer. “Apoiar as mulheres nessa causa é fundamental. Não é fácil esse diagnóstico e sabemos da importância dessa mobilização que se torna uma responsabilidade social”, comentou.
A caminhada também mobilizou gente que passou por situações de perdas de pessoas próximas vitimadas pela doença. Como Cristiane Freitas, que carregava um cartaz com a foto da amiga Erlane, falecida no domingo, após um ano de luta contra a doença.
“Acho importante a mobilização entre as mulheres. Fiquei sabendo da caminhada e resolvi participar também. Perdi minha amiga no domingo passado vítima do câncer e estamos na luta para que outras pessoas façam o exame e atentem para o problema”, declarou.
Professores e alunos juntos no ‘Outubro Rosa’
O Colégio Estadual Padre Manuel da Nóbrega, na Brasilândia, em São Gonçalo, dedicou a quarta-feira para a campanha contra o câncer de mama, promovendo o seu “Outubro Rosa”. Durante todo o dia, alunos e professores vestiram rosa e orientaram a comunidade escolar com atividades de conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.
“Sabemos que o movimento é internacionalmente comemorado e resolvemos também entrar nessa campanha, promovendo o nosso “Outubro Rosa”, como uma ação isolada de cidadania, organizada pelos alunos e docentes de nosso curso de Formação de Professores”, explicou a diretora da escola, Ediléa Rocha.
“O mundo inteiro está mobilizado e falando sobre o tema, por que nós não falaríamos?”, questionou a professora Julieta Florintino.
Mas quem se emocionou com os depoimentos e vídeos mostrados foram os alunos, que puderam lembrar suas próprias histórias. “Minha vó, minha tia e uma amiga da minha mãe tiverem câncer de mama. Esse assunto tem mesmo que ser mais falado e as mulheres encararem o problema e praticarem o autoexame”, disse a aluna Keila Barbosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário