Cemitérios de Petrópolis devem receber 15 mil visitantes no Dia de Finados
Cemitérios de Petrópolis serão abertos às 7h no feriado e uma missa campal será realizada no Cemitério Municipal, às 10h.
A Serra
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, está preparando os sete cemitérios administrados pelo município para o Dia de Finados (2 de novembro), quando são esperados mais de 15 mil visitantes. Equipes trabalham para deixar tudo pronto, fazendo pintura, limpeza e capina.
No Dia dos Finados, os cemitérios serão abertos uma hora mais cedo, às 7h, e às 10h, uma missa campal será realizada no Cemitério Municipal. Com o objetivo de facilitar o acesso do público ao local, durante o horário de funcionamento do cemitério (segunda, das 7h às 18h), a Rua Fabrício de Mattos ficará interditada. A via também poderá ser interditada no domingo (1/10), caso seja necessário, devido à movimentação de pessoas.
Uma equipe da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) atuará no local, com a Polícia Militar e a Guarda Civil. Além disso, 49 funcionários, sendo 38 do primeiro distrito, estarão disponíveis nas unidades orientando as pessoas.
O secretário de Administração e Recursos Humanos, Henrique Manzani, lembrou que os serviços nos cemitérios foi intensificado mais cedo neste ano. “Desde o início do mês de outubro, reforçamos a equipe para realizar a limpeza, pintura e a capina dos espaços, tudo para garantir o conforto e a segurança da população”, explicou. No Dia dos Finados, além de uma ambulância de plantão, haverá também uma van para fazer o transporte de idosos, gestantes e pessoas com dificuldade de locomoção à parte superior do Cemitério Municipal (domingo e segunda-feira, das 7h30 às 17h). Um escritório com registros informatizados dos túmulos estará disponível no local, garantindo aos visitantes o acesso rápido às informações. Além disso, cerca de 20 barracas da tradicional feira de flores estarão instaladas nas duas entradas principais do cemitério.
Neste ano, o Cemitério Municipal e as comunidades do entorno receberam várias melhorias, com nova iluminação e calçamento. Dentro do cemitério, sepulturas municipais foram reformadas. A Secretaria de Administração também iniciou a convocação de proprietários de sepulturas para a realização da manutenção. A Lei 6.240 de 21 de janeiro de 2005 diz que os titulares do direito de uso dos locais de sepultamento, vazios ou não, são obrigados a mantê-los limpos, conservados e numerados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário