Banco de Sangue em Petrópolis, RJ, alerta para baixo estoque
Doações diminuíram por causa do feriadão. Demanda por sangue também aumentou nos últimos dias.
Doação de Sangue em Mogi
(Foto: Reprodução/ Tv diário)
(Foto: Reprodução/ Tv diário)
O movimento no Banco de Sangue Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, está abaixo do ideal. Segundo a unidade, o motivo foi o fim de semana prolongado, quando o número de doações acaba diminuindo e, ao mesmo tempo, a demanda de pessoas que precisam de sangue aumenta, principalmente em função de acidentes de trânsito.
O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por atender pacientes tanto do SUS como da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros, nos hospitais Santa Teresa, Alcides Carneiro, Unimed e também pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) que dependem do sangue doado na unidade.
Para doar, os voluntários precisam pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e estar em boas condições de saúde. O Banco de Sangue Santa Teresa está localizado no Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen. O local possui estacionamento para doadores. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto.
O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário