Presidenta Dilma inauguraou em Santa Catarina a Ponte de Laguna, na BR-101
A presidente Dilma Rousseff chegou a Santa Catarina para inaugurar a Ponte de Laguna, na BR-101, no Sul do estado. Ela desembarcou em Florianópolis às 10h24 no aeroporto Hercílio Luz e segue de helicóptero até a região. A previsão é que a inauguração ocorra após as 11h.
A construção da ponte custou R$ 774.369.322,71 e é esperada há anos por motoristas que enfrentam congestionamentos frequentes no trecho Sul da BR-101. Foram três anos de obras.
Haveria uma solenidade no Túnel do Formigão, a BR-101, em Tubarão, mas foi desmarcada. Segundo o Dnit, ainda não há previsão de inauguração desta estrutura.
Haveria uma solenidade no Túnel do Formigão, a BR-101, em Tubarão, mas foi desmarcada. Segundo o Dnit, ainda não há previsão de inauguração desta estrutura.
Ponte de Laguna no amanhecer desta quarta (15), antes da inauguração (Foto: PRF/Divulgação)
A expectativa é de que as duas obras eliminem um dos principais gargalos da rodovia. Diariamente, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), passam em média 27 mil veículos pela rodovia. No verão, o trecho que fica entre as duas novas obras chegava a registrar 20 quilômetros de filas, de acordo com o órgão.
Na Ponte Anita Garibaldi foi montado um palco para a solenidade de inauguração. A presidente deve voltar para Brasília, por volta das 13h.
Na Ponte Anita Garibaldi foi montado um palco para a solenidade de inauguração. A presidente deve voltar para Brasília, por volta das 13h.
Estrutura foi montada para cerimônia de inauguração, que deve começar após as 11h (Foto: Mariana Faraco/G1)
Abertura da ponte
De acordo com o Dnit em Santa Catarina, assim que a solenidade terminar, o palco começará a ser desmontado. Conforme a assessoria de comunicação, o tráfego na nova ponte de Laguna será liberado tão logo os trabalhos forem concluídos, se possível ainda nesta quarta. O Dnit, porém, ressalta que isso dependerá do tempo. Se a chuva persistir, os trabalhos poderão demorar além do previsto.
De acordo com o Dnit em Santa Catarina, assim que a solenidade terminar, o palco começará a ser desmontado. Conforme a assessoria de comunicação, o tráfego na nova ponte de Laguna será liberado tão logo os trabalhos forem concluídos, se possível ainda nesta quarta. O Dnit, porém, ressalta que isso dependerá do tempo. Se a chuva persistir, os trabalhos poderão demorar além do previsto.
Já a liberação do Túnel do Formigão, cuja obra começou em fevereiro de 2013, não foi confirmada. De acordo com a assessoria de imprensa do Dnit, nesta terça ainda faltava a pintura das faixas. Com 900 metros de extensão e valor de R$ 65.165.513,26, o túnel também faz parte do projeto de ampliação da capacidade da rodovia.
Ponte tem 2,8 mil metros
A estrutura da nova Ponte de Laguna, erguida sobre as lagoas de Imarupi e Santo Antônio, entre os km 313,1 e 315,9 da BR-101, foi construída com blocos de concreto. Com 2,8 mil metros de extensão, tem os 400 metros da parte central suspensos por 60 cabos de aço.
Os mastros Norte e Sul fazem a sustentação central. A chamada torre Norte tem estaqueamento de 65 metros e a Sul, de 52 metros.
São duas faixas para cada sentido da ponte, separados por barreiras de concreto. O acostamento tem largura de 3 metros.
Até então, os motoristas trafegavam pela antiga ponte de Cabeçuda. De acordo com Wilmen Vieira, chefe da delegacia metropolitana da Polícia Rodoviária Federal em Tubarão, a estrutura passará por recapeamento e continuará sendo usada, mas localmente por moradores da região. Então boa notícia para quem mora em Santa Catarina no Rio Grande do Sul, agora não terão mais dificuldade para chegar ao trabalho!
A estrutura da nova Ponte de Laguna, erguida sobre as lagoas de Imarupi e Santo Antônio, entre os km 313,1 e 315,9 da BR-101, foi construída com blocos de concreto. Com 2,8 mil metros de extensão, tem os 400 metros da parte central suspensos por 60 cabos de aço.
Os mastros Norte e Sul fazem a sustentação central. A chamada torre Norte tem estaqueamento de 65 metros e a Sul, de 52 metros.
São duas faixas para cada sentido da ponte, separados por barreiras de concreto. O acostamento tem largura de 3 metros.
Até então, os motoristas trafegavam pela antiga ponte de Cabeçuda. De acordo com Wilmen Vieira, chefe da delegacia metropolitana da Polícia Rodoviária Federal em Tubarão, a estrutura passará por recapeamento e continuará sendo usada, mas localmente por moradores da região. Então boa notícia para quem mora em Santa Catarina no Rio Grande do Sul, agora não terão mais dificuldade para chegar ao trabalho!
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