terça-feira, 14 de julho de 2015

Qual é o significado da palavra networking?

Dicas de emprego da comentarista  Reginah Araújo : O assunto é Networking. Este assunto foi abordado no Rj inter tv 1 edição

Networking (em inglês) é uma expressão que representa uma rede de contatos. Diz respeito às pessoas que um indivíduo conhece e aos relacionamentos pessoais, comerciais e profissionais que mantém com elas. A palavra é a união dos termos net, que significa “rede” e working, que significa “trabalhando”. ou seja, quanto maior for a rede, ou as pessoas que conhece, maior a chance de fazer negócios.
O networking se tornou um jargão entre muitas pessoas. Já o relacionamento estratégico não. Ele define pessoas e empresas e ajuda a chegar até elas.
Por que vale a pena criar uma rede de contatos?
- Maior conhecimento através da experiência de outras pessoas.
- A força de várias pessoas juntas aumenta a chance de conseguirmos atingir nossos objetivos com maior facilidade.
- Quanto maior o número de sua rede, maior será a chance de estar com alguém que lhe interessa para fechar bons negócios.
- Poder ajudar as pessoas por meio da regra de ouro.
- Saber o que acontece a nossa volta.
- Conhecer benchmarketing, que é um processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos.
- Conseguir novas oportunidades de emprego.
Percebeu as vantagens de criar sua rede de contatos? Só que não é tão simples como entregar e receber cartões de visita. Cuidar de uma rede de contatos significa manter acesa a chama do conhecimento para ter as pessoas de seu interesse próximas a você.
Mas como podemos manter uma rede ativa e aumentar consideravelmente nossos contatos? Confira a seguir 10 dicas para que você consiga alcançar este objetivo com maior facilidade.
1) Primeiro, busque ter seu objetivo principal muito bem definido e foque na coisa certa. Pense no que quer vender, comprar, onde quer trabalhar… E faça seu planejamento.
2) Procure os seus parentes, amigos de infância, faculdade e amigos de amigos. Liste-os por ordem de importância ao atingir seu objetivo.
3) Pense onde encontrará as pessoas que lhe trarão o beneficio que necessita e como poderá ajudá-las. O networking não pode ser uma via de mão única – deve ser mão dupla: você dá e recebe.
4) Não espere para fazer networking apenas quando estiver precisando de emprego ou de vender ou comprar algo. O ato de criar e ampliar sua rede deve ser um hábito, como escovar os dentes e pentear os cabelos.
5) Crie o hábito de enviar um artigo ou algo útil para as pessoas de sua lista. Faça isso pelo menos uma vez ao mês e mantenha aceso o seu nome na mente das pessoas que conheceu.
6) Ao receber um cartão de visitas faça anotações em seu verso com a data e o local onde conheceu a pessoa e o nome de quem lhe apresentou. Depois, cadastre-a em sua rede.
7) Assine revistas e jornais, mantenha-se antenado com o que acontece no mundo para que possa conversar de igual para igual com as pessoas que conhecer. Como, geralmente, só mantemos contato com quem nos é interessante e inteligente, mostre-se e seja como tal.
8) Saiba elogiar sinceramente e busque algo relevante ao elogiar. O elogio deve ser feito para uma única qualidade, pois quando elogiamos as pessoas e não damos evidência fica parecendo bajulação.
9) Tenha sempre em mãos seu cartão de visitas ou uma pequena apresentação do seu trabalho ou empresa. De preferência, tenha os dois.
10) Saiba surpreender sua rede, convide-os para workshops, palestras, encontros de happy hour e aniversários.
Pronto! Agora busque o primeiro encontro e mãos à obra! Crie sua rede e usufrua dos benefícios que virão.
Muitas vezes não ousamos aumentar nossa rede de contato por preguiça, falta de dinheiro ou porque não parece uma tarefa fácil fazê-lo. Entretanto, tudo fica mais difícil porque não ousamos aumentá-la e profissionalizar esta prática. Toda a terça feira tem uma nova dica da Reginah Araújo no Rj Inter tv 1 edição! 

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