sábado, 18 de julho de 2015

Bicieletricidade

Estudantes do 5º ano do ensino fundamental montaram uma bicicleta que carrega celular a pedaladas. Fonte portal G1

Um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Porto Alegremontou uma bicicleta que pode carregar gadgets como smartphones e até tablets, apenas com o movimento das pedaladas. Como forma de entender o que aprenderam na sala de aula, os estudantes foram desafiados pelos professores a criar o projeto e apresentá-lo na MostraTecnológica do colégio Marista Ipanema.
O conceito, apesar de instigante para crianças com apenas uma década de vida, é bastante simples: basta ter uma bicicleta, um carregador, um celular, um regulador de tensão e um dínamo, um pequeno aparelho composto constituído por uma bobina e um imã, usado para transformar energia mecânica em elétrica (veja no vídeo acima).
O dínamo ficará acoplado junto ao regulador de tensão, perto do pneu da bicicleta, e será conectado ao cabo que carrega a bateria do celular. O movimento das pedaladas gerará uma força que é transformada em corrente elétrica, que por sua vez servirá para alimentar o aparelho eletrônico. O regulador de tensão vai evitar que haja picos de energia.
Movimento das pedaladas gera  (Foto: Rafaella Fraga/G1)Movimento das pedaladas gera força que é
transformada em energia (Foto: Rafaella Fraga/G1)
“O regular de tensão deixa tudo estabilizado. A energia passa pelo cabo USB e aí carrega o celular”, explica Erik Corleto Prade, 10 anos, com a naturalidade de um garotinho que teve o interesse pela física despertado ao praticar as teorias que aprendeu na sala de aula.
O giro da roda é uma fonte de energia infinita - ela só acaba quando a perna cansa. Aqui, a resistência aplicada é baixa, ou seja, basta apenas girá-la rapidamente com a mão para que o ícone de carregar o celular surja na tela do aparelho.
De acordo com os estudantes, qualquer pessoa é capaz de montar o próprio carregador de bicicleta para celulares, que gera ainda outras vantagens. "O carro gera muito poluição e a bicicleta nada. Só energia cinética. E faz bem pra saúde, né? Fazendo esporte tudo fica melhor", indica o menino. "E até quando falta luz. Aí não fica sem o celular, né?", completa a colega Ana Carolina dos Santos de Britto, 10 anos.
O exercício não é um desafio apenas para os alunos. Os professores também se sentem aprendizes na hora de exercitar a criatividade para lecionar. "É pensar de uma forma diferente, sair do tradicional. É mais fácil a gente pegar um livro e mostrar a eles uma teoria. O difícil é a gente relacionar isso e trazer pra vida, levar para a parte prática", comenta a coordenadora pedagógica Karin Donaduce Flores.
Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental montaram bicileta capaz de carregar celulares e tablets  (Foto: Rafaella Fraga/G1)Os alunos do 5º ano montaram bicileta capaz de carregar celulares e tablets (Foto: Rafaella Fraga/G1)
Gringu
há 4 horas
Vejam os comentários desta reportagem:

e se esse fio ficar preso na corrente ou no pneu da bike? A ideia pode ser mto boa!!! Bons incentivos para as crianças.., 
Kamylo
há 6 horas
"...montou uma bicicleta ..." Eles não montaram uma bicicleta eles ADAPTARAM um carregador a ela, o que não tira em nada o mérito deles mas é preciso ver bem o que se escreve. Isso me lembra o velho "dínamo" que se usava para acender os faróis delas antigamente, na "bike" do meu avô tinha.
arlos Paulino
há 9 horas
Um motivo a mais para andar de bike hehehe!!
Wander Costa
há 5 horas
Pedaladas? Bicicleta da Dilma.

É muito legal o projeto!  Como essas crianças tem inteligência!  Elas vão com certeza revolucionar o mundo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário