sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Obra de Jorge Amado

Dia 28 de Setembro a Cidade Pombu News vai acompanhar a leitura da obra de Jorge Amado O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, conheça um pouco mais sobre a obra de Jorge Amado: Fonte:Wikipedia. 
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá é um livro infanto-juvenil do escritorbrasileiro Jorge Amado,publicado em1976.
É uma novela escrita em 1948, emParis, onde então residia com sua esposa, Zélia Gattai e seu filho João Jorge, quando este completou um ano de idade, como presente de aniversário. Quando o escreveu, não tinha intenção de publicá-lo. O texto foi colocado junto aos pertences de João Jorge e ficou perdido até 1976, quando, João, vasculhando seus guardados antigos, a reencontrou e finalmente tomou conhecimento de sua existência.
A fábula desenrola-se num parque, ao longo das quatro estações e tem como testemunha um variado grupo de animais com suas características "tão humanas".
A narrativa envolve a relação de amor que existe entre dois animais completamente diferentes e inimigos naturais: um gato e uma ave.
Ao longo das estações do ano, partindo da Primavera nasce e se desenvolve umamor puro e sem barreiras para osamantes, mas sofrido pelospreconceitos, não somente pela distância entre as espécies, como também pela má fama do Gato Malhado, que quase todos do Parque diziam ser responsável por inúmeros crimes não solucionados. Os capítulos que abordam a Primavera compõem um terço do livro e descrevem o início do romance e como os animais do Parque viam essa relação.
O capítulo do Verão é curtíssimo; uma única página curta, e tem uma razão clara descrita: 'O Verão dura pouco, assim como a felicidade dos amantes'.

Verão é curtíssimo; uma única página curta, e tem uma razão clara descrita: 'O Verão dura pouco, assim como a felicidade dos amantes'.

O capítulo do Outono é uma análise feita pelo próprio Gato Malhado sobre os últimos acontecimentos no qual ele escreve um soneto. Dá-se o início da queda do romance com uma carta escrita pela Andorinha Sinhá e entregue pelo Pombo-Correio, na qual ela jurava nunca mais o ver.
O capítulo da estação do Inverno é curto e conta o casamento da Andorinha Sinhá com o Rouxinol.
O último capítulo relata o fim do Gato Malhado que tomou a direção dos estreitos caminhos que conduzem à encruzilhada do mundo, a última lágrima derramada pela Andorinha Sinhá e a rosa azul que o Tempo deu para a Manhã.
Entre os capítulos há vários parêntesis
Pode-se dizer que o livro trata, metaforicamente, das diversas relações e situações de cunho sócio-cultural existentes, não só baianas, como brasileira e até mesmo mundial durante a primeira metade do século XX; até mesmo antes dessa época e ainda hoje existentes.
'Baianamente' lembra-se do Elevador Lacerda, que divide e une ao mesmo tempo o Alto e o Baixo da cidade deSalvador. O Gato, no plano baixo, não pode voar e se dar a certos luxos. Em contraponto, a Andorinha vive sobre os demais bichos, tendo um privilégiodado pelo berço, seu lugar de origem. Gostou da postagem? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário