65 Anos da pioneira! Nascia a primeira tv no Brasil Tv Tupi " somos os primeiros a exercitar a tv no Brasil"
Do UOL, em São Paulo
Nesta sexta-feira (18), a TV brasileira faz aniversário: 65 anos. No dia 18 de setembro de 1950, foi realizada a primeira transmissão da TV do país, pela TV Tupi. Nos bastidores, ela mobilizou grandes nomes como o do empresário Assis Chateuabriand, do diretor Cassiano Gabus Mendes e de artistas como Hebe Camargo, Lolita Rodrigues, Walter Foster e Yara Lins – e muitas histórias. Para comemorar a data, o UOL separou dez curiosidades que cercam esse início da TV no Brasil. Confira abaixo.
Clima de ansiedade
Antes da primeira transmissão da TV brasileira, o clima nos bastidores era de ansiedade, cono contou a atriz Vida Alves em entrevista ao UOL: "Um nervoso total. Todos. Tem um colega que fala assim: 'Se moscas existissem no estúdio, até elas estariam nervosas'. Lançar uma coisa desconhecida, fazer o primeiro, no dia seguinte o segundo, depois o terceiro, ou seja, fazer uma programação, não era brincadeira. Então nós, que trabalhávamos na rádio Tupi e passamos para a televisão Tupi, estávamos felizes, emocionados, e bem jovens que éramos - eu tinha vinte anos e o diretor artístico, o Cassiano [Gabus Mendes], tinha 22. Como é que uma pessoa de 22 anos pode ficar responsável pelo lançamento da televisão? Então eu faço questão de comemorar todo ano".
Miele deu os primeiros passos
Luiz Carlos Miele, ator, cantor e comediante, participou de forma inusitada de uma das primeiras transmissões ao vivo da TV brasileira. "A TV tem 65 anos e eu estou nela há 66 (risos). Eu estava na rádio Tupi quando chegou a televisão no Brasil. Lembro-me que um diretor falou, em uma das primeiras transmissões ao vivo, manda esse garoto parar de passar na frente da câmera. Eu era o garoto e passei na frente da câmera de calça curta. Daí alguém falou 'A TV brasileira dá os primeiros passos'. E os primeiros passos da TV foram as minhas pernas", contou ao UOL. Mais tarde, Miele participaria do programa infantil "Clube do Canguru Mirim"
Nenhum comentário:
Postar um comentário