Lido pela Cidade Pombu News em 14/02/2013 a 01/03/2013 54 páginas "História em quadrinhos"
O Alienista é uma célebre obra literária do escritor brasileiro Machado de Assis. Para alguns especialistas, trata-se de uma novela, outros o consideram um conto. A maioria dos críticos, porém, considera a obra uma novela por causa da sua estrutura narrativa.
Publicado em 1882, quando aparece incorporado ao volume Papéis Avulsos, havia sido publicado previamente emA Estação (Rio de Janeiro), de 15 de outubro de 1881 a 15 de março de 1882.
Enredo
Este livro é um livro muito bom e muito conceituado, uma das melhores obras de Machado de Assis
"Personagens"
Dr. Simão Bacamarte - É o protagonista da história. A ciência era o seu universo, vivia estudando. Representa bem a caricatura dotiranismo da ciência no século XIX. Construiu a Casa Verde para materializar suas ideias, mas acabou se tornando vítima delas, recolhendo-se à Casa Verde por se considerar o único cérebro bem organizado de Itaguaí.
D. Evarista - Mulher de Simão Bacamarte, "não era tão bonita nem simpática", mas foi escolhida por Simão Bacamarte por ter características que a deixavam apta a dar filhos robustos e inteligentes a Simão, mas acabou por ser estéril(carece de fontes]. Passou pela Casa Verde, quando teve um momento de distúrbio psicológico.
Crispim Soares - O boticário, amigo de Simão, era admirador das pesquisas de Simão Bacamarte, chegando até a dar ideias a ele. Foi preso na Casa Verde por apoiar o barbeiro em um momento crítico.
Padre Lopes - Era homem de muitas virtudes, mas justamente por este motivo foi recolhido à Casa Verde. Mais tarde, foi posto em liberdade depois que traduziu obras do grego e do hebraico, mesmo não sabendo nenhuma dessas línguas.
Porfírio, o barbeiro - Ele lidera a rebelião contra a Casa Verde, conseguindo assim chegar ao poder na cidade, mas depois mostra que ele tinha apenas ambição pelo poder, pois nega-se a colaborar com uma segunda rebelião.Fonte:Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário