Entre 1819 e 1820, chegavam a Nova Friburgo 261 famílias de colonos suíços, 161 a mais do que havia sido combinado nos contratos, formando-se assim o núcleo inicial da povoação. Sabendo o quão promissora era a cooperação desses estrangeiros para com a nova pátria, o Governo Real subscreveu, a 3 de janeiro de 1820, um alvará elevando Nova Friburgo à categoria de vila, desmembrando, para isso, suas terras das de Cantagalo. A instalação da vila deu-se a 17 de abrildesse mesmo ano.
Após a proclamação da Independência do Brasil (1822), o Governo Imperial enviou o major George Antônio Schefferà Alemanha a fim de ali contratar a vinda de imigrantes para as colônias deLeopoldina e Frankenthal estabelecidas na então Província da Bahia desde1816, às margens dos rios Caravelas e Viçosa. Por motivos ignorados esses colonos acabaram sendo enviados a Nova Friburgo, onde chegaram a 3 e 4 de maio de 1824; eram oitenta famílias - encabeçadas pelo pastor Frederico Sauerbronn - que foram recebidas por Monsenhor Miranda, então readmitido no cargo de inspetor, do qual se exonerara. Esse sistema especial de administração da colônia por intermédio de um Inspetor designado pelo Governo Imperial vigorou até 1831; a partir desse ano a jurisdição passou a ser superintendida pela Câmara da Freguesia, a exemplo das outras vilas brasileiras.
Finalmente, a 8 de janeiro de 1890, Nova Friburgo foi elevada à categoria de cidade, tendo sua população aumentado com a chegada de imigrantes italianos, portugueses esírios. Em 1872, o Barão de Nova Friburgo trouxe, até a região, os trilhos da Estrada de Ferro Leopoldina a fim de escoar a sua produção de café proveniente de Cantagalo que durante um longo período era a maior do gênero no mundo levando em consideração a proporção por município correspondendo a média de 70% do território. A partir de 1910, Nova Friburgo, que, até então, devia o seu progresso ao desenvolvimento da agricultura e ao seu clima seco ideal para município de veraneio, viu chegar vários cidadãos de iniciativa, tais como Conselheiros Julius Arp, Maximilian Falck e William Peacock Denis, que foram os pioneiros da era industrial friburguense. A estes, se juntaram outros elementos de valor, provocando o surto de progresso verificado até meados da década de 1980. Os investimentos por conta da industrialização da região serrana pararam a medida que o grande negócio passou a ser a extração de petróleo em Campos dos Goytacazes, o Grande parque industrial não saiu dos papeis, a ideia de tornar Nova Friburgo um polo regional com rodovias de proporções e infraestruturada para absorver o desenvolvimento a melhoria dos meios de comunicação com as cidades do Rio de Janeiro e Niterói demoraram anos, a indústria de turismo incorporou-se às demais fontes de renda da municipalidade. Paralelamente, manteve-se o comércio local, uma das fontes de renda da comunidade. A ferrovia foi desativada no final da década de 1960. Porém, existe uma indicação legislativa de autoria do deputado Rogério Cabral (Partido Socialista Brasileiro), em trâmite desde 2007, para trazer de volta essa modalidade de transporte, que ligaria as cidades de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, com fins turísticos. Fontes: portal G1, Wikipedia e prefeitura de Nova Friburgo. A cidade é muito bonita e cheio de pontos turísticos como o teleférico, a pedra do Cão Sentado, as cachoeiras e etc.
Brasão da cidade.
Bandeira de Nova Friburgo Rj.
Imagem abaixo mostra Nova Friburgo durante sua colonização suíça e alemã, 1820-1830.
Foto montanha: 3 picos.
Prefeito:Pedro Rogério VieiraCabral. Posse ano 2013 á 2016. Falta pouco para a cidade completar 200 anos! Ainda a cidade passará por muitos desafios e esperamos que a cidade melhore. Parabéns a cidade . Uma homenagem da Cidade Pombu News!
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