Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É umafesta religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.O Corpus Christi não é feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal comoponto facultativo. Isso significa que a entidade patronal é que define se os funcionários trabalham ou não nesse dia, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga.
Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.
A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
Origem do Corpus Christi
A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.
A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo. Hoje estão sendo montados os tradicionais tapetes de Corpus Christi Vejam as fotos:
No Rio de Janeiro também teve montagem dos tapetes
O Dia
Rio - Além dos tradicionais tapetes de sal em diversas ruas da cidade, uma procissão no Centro marca o dia de Corpus Christi no Rio de Janeiro. A concentração está marcada para a Igreja da Candelária, às 15h30. Em seguida, os fiéis percorrerão as avenidas Rio Branco, Almirante Barroso até a Chile, onde, na Catedral, o Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, dará a bênção do Santíssimo Sacramento.
Na Tijuca, na Igreja São Francisco Xavier, também haverá duas missas, às 10h e às 18h. No local também poderão ser observados os tapetes de Corpus Christi. As tradicionais pinturas coloridas também serão montadas aos pés da escadaria da Igreja Nossa Senhora da Penha. No bairro da Zona Norte, às 8h, haverá uma missa no santuário e, após a celebração, os fiéis sairão em procissão pelo Largo da Penha
Em São Gonçalo, será realizada a Santa Missa, às 8h, em frente à Igreja Matriz. Depois, haverá uma procissão que percorrerá as ruas cobertas pelos tapetes de sal, que se estendem por mais de dois quilômetros. Em Niterói, a confecção das pinturas de Corpus Christi no chão começa às 7h e fecha quase toda a Avenida Amaral Peixoto, no Centro da cidade.
Tempo bom para o feriadão
Os cariocas terão tempo bom para aproveitar o feriadão prolongado de Corpus Christi. De acordo com o Climatempo, não deve chover no Rio, pelo menos, até domingo. Hoje, a previsão é de que a temperatura máxima chegue a 30 graus e a mínima, a 15.
Amanhã, a previsão é de nevoeiro pela manhã e sol, com nuvens, à tarde. A máxima deve atingir 31 graus e a mínima, 14. No sábado, a temperatura sobe e a máxima prevista é de 32 graus e, no domingo, 33.
Na estradas, a expectativa das concessionárias que operam as rodovias de acesso ao Rio é de que mais de 1 milhão de veículos deixem a cidade de hoje a domingo. A Polícia Rodoviária Federal opera esquema especial para o feriado.
Muito se tem escrito sobre a tradição cristã do Corpus Christi, Festa do Corpo e Sangue do Senhor. Em especial, sobre a tradição do tapete, enfeite do trajeto da procissão anexa à mesma festa. Como católico gonçalense, não poderia me isentar de comentar esta bela tradição de São Gonçalo pela ótica católica, para benefício tanto dos católicos gonçalenses, quanto dos que queiram entender a nossa cultura.
Muito se tem escrito sobre a tradição cristã do Corpus Christi, Festa do Corpo e Sangue do Senhor. Em especial, sobre a tradição do tapete, enfeite do trajeto da procissão anexa à mesma festa. Como católico gonçalense, não poderia me isentar de comentar esta bela tradição de São Gonçalo pela ótica católica, para benefício tanto dos católicos gonçalenses, quanto dos que queiram entender a nossa cultura.
A Eucaristia
A Igreja Católica sempre entendeu nas palavras proferidas por Nosso Senhor Jesus Cristo, na chamada Última Ceia, que o pão e o vinho consagrados neste momento pelo sacerdote são, em real, o Seu corpo e o Seu sangue. A Igreja vive da Eucaristia. É com alegria que ela experimenta, de diversas maneiras, a realização incessante desta promessa: “Eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo” mas, na sagrada Eucaristia, pela conversão do pão e do vinho no corpo e no sangue do Senhor, goza desta presença com uma intensidade sem par. O Concílio Vaticano II justamente afirmou que o sacrifício eucarístico é “fonte e centro de toda a vida cristã”. De fato, “na santíssima Eucaristia, está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, a nossa Páscoa e o pão vivo que dá aos homens a vida mediante a sua carne vivificada e vivificadora pelo Espírito Santo”. Por isso, o olhar da Igreja volta-se continuamente para o seu Senhor, presente no sacramento do Altar, onde descobre a plena manifestação do seu imenso amor.Fonte Sim O São Gonçalo Os tapetes tradicionais foram montados. Muitos fiéis ajudam na montagem dos tapetes, pela fé em Deus. Vamos ver os tradicionais tapetes
Na foto abaixo mostra os tapetes em São Gonçalo Rj.
Nenhum comentário:
Postar um comentário