Por que a fórmula 85/95 vai melhorar as aposentadorias
Proposta, elaborada em 2009 em conjunto pela CUT, demais centrais sindicais e integrantes do governo Lula, é resultado de consenso e vai deixar o fator previdenciário para trásSão Paulo – A fórmula 85/95, aprovada na semana pela maioria dos deputados federais, vai melhorar bastante a vida dos futuros aposentados, na opinião da CUT. Ao contrário do que muitos estão imaginando, as pessoas não terão de ter 85 anos ou 95 anos de vida para se aposentar. Nada disso. Vai diminuir o tempo para se aposentar e ainda vai aumentar o valor das aposentadorias.
A fórmula é simples. Os trabalhadores e trabalhadoras vão poder somar a idade e o tempo de contribuição à Previdência para se aposentar sem desconto.
Assim: idade + tempo de contribuição = 85 (para as mulheres) e 95 (para os homens). Se a conta bater, o trabalhador ou trabalhadora terá aposentadoria integral.
Pela regra, os homens têm de contribuir 35 anos para a Previdência. As mulheres, 30.
Vamos citar dois exemplos básicos: homem com 60 anos + 35 anos de contribuição = 95 (aposentadoria sem desconto). E mulher com 55 anos + 30 anos de contribuição = 85 (aposentadoria sem desconto)
A idade das pessoas pode variar caso a caso, já que muitos começam a trabalhar desde muito cedo, e tantos outros trabalham alguns períodos sem fazer contribuições à Previdência – seja porque ficam um tempo sem carteira assinada ou não pagam o Guia da Previdência Social (GPS), quando autônomos. Fonte://www.redebrasilatual.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário