O dia nacional de Zumbi e da consciência negra , celebrado no dia 20 de novembro , foi instituído oficialmente pela lei n°12.519, de dia 10 de novembro de 2011. A data faz referência a Zumbi o líder do quilombo dos Palmares que fica entre os estados de Alagoas e Pernambuco na região nordeste do Brasil. Sua morte aconteceu no ano de 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Mais informações você pode consultar no texto História do quilombo de Palmares. A data de sua morte foi descoberta por historiadores no início da década de 1970 que motivou membros do movimento negro unificado contra a discriminação racial , em um congresso realizado em 1978,no contexto da ditadura militar brasileira, a elegerem a figura de Zumbi como o símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta pelos direitos que seus descendentes revindicam. Por que esta data é importante? A data é importante pois serve como um momento de reflexão e conscientização sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito , durante nossa história , nos aspectos políticos , sociais , gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que deve ser comemorado em escolas ,nos espaços culturais e em outros lugares, porque devemos valorizar a cultura afro_ brasileira. A abolição dos escravos só ocorreu de forma oficial em 13 de maio de 1888. Porém os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças vindas da escravidão. Agora vamos colocar algumas frases relacionados ao tema sobre consciência negra:
_"20 de novembro é uma data para lembrarmos a história do negro no Brasil e refletir sobre as injustiças que eles passaram e lutarmos pela igualdade de direitos em nosso país". (Maria Luísa S. Silva)
_" O dia da Consciência negra é importante para lembrarmos que alma não tem cor".(João Carlos Soares)
_ " O racismo é um dos principais males da nossa sociedade .Vamos fazer algo neste dia 20 de novembro para eliminarmos o racismo de nossas vidas". (Marco Antônio T. Sousa)
fontes de pesquisas : sua pesquisa. Com e Brasil escola.
Páginas
Marcopolo fecha fabrica no Rio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário