A demora em percorrer os 100 metros se deve ao fato de Yutu 2 ser movido a energia solar e o lado escuro da Lua só receber duas semanas de iluminação do sol. O que é basicamente um dia na Lua. Ou seja, são duas semanas que o rover fica desligado, sem receber energia para se mover. E se isso não fosse o bastante, ele se locomove devagar e a agência espacial chinesa precisa ter cuidado com a superfície lunar, que além de irregular possui diversas crateras. Qual governo quer desperdiçar milhões de dólares por uma direção perigosa de um veículo que não pode ser consertado? Entretanto, Yutu 2 chegou no seu destino bem mais rápido do que o anunciado anteriormente. A CNSA esperava que demorasse dois meses.
Agora que a cabana misteriosa foi descoberta, Yutu 2 pode dar sequência na exploração do lado de escuro da lua. Vai, Yutu 2! The time is gone, the song is over!
Lado oculto ou lado escuro?
O "lado oculto" da Lua é o nome que se dá ao hermisfério que não é visto direto da Terra. Ele também é conhecido como "lado escuro". Apesar dessas convenções de nomenclatura, toda a superfície da Lua recebe iluminação do Sol durante duas semanas, seguida de duas semanas de noite. O lado escuro (ou lado oculto) recebe luz durante a fase da lua nova. O único momento em que a Lua fica totalmente escura é em períodos de eclipse total lunar, quando a sombra da Terra impede que os raios solares iluminem o satélite.Fonte:< :https://mundoconectado.com.br/amp/noticias/v/22505/cabana-na-lua-encontrada-por-rover-chines-era-justamente-o-que-todos-esperavam> Acesso em :12/01/2022